Também conhecida como "dança do bumbum", essa modalidade nasceu nos EUA, mas por aqui já faz a cabeças das Brasileiras. Com fama de sensual e abusada, a aula usa de muito agachamento, reboladas e movimentos de contração do glúteo. Para ter esse domínio não é moleza não, haja coordenação! Para compensar você sai da aula mais leve, com a certeza que treinou muito o glúteo e perdeu todas as calorias.

Para fazer essa aula não há necessidade de nenhum preparo físico específico, apenas esteja livre de preconceitos e com vontade se divertir!

Está na cabeça de muita gente que os movimentos sensuais do twerk surgiram com Miley Cyrus, quando a estrela teen norte-americana fez a dança no clipe da música We Cant Stop e também em sua apresentação no MTV Video Music Awards (VMA) de 2013.

É claro que a dança bombou depois que a popstar mostrou todo seu rebolado ao mundo todo, assim como fizeram também Rihanna e Jennifer Lopez, mas o twerk é uma dança de origem jamaicana que surgiu há mais de 20 anos. E esse nome curioso - que alguns especulam que seja uma mistura entra as palavras em inglês trick (truque ou proeza) e work (trabalho) - apareceu em meados dos anos 1990.

Mas o fato é que o twerk se popularizou muito nos EUA, tanto quanto o funk no Brasil e ganhou seu espaço na cultura contemporânea da dança: os movimentos super sensuais de agachamento, reboladas e de contração do glúteo seduziram totalmente os norte-americanos. Na terra do Tio Sam, o twerk já tem seu papel até mesmo nas aulas fitness em academias, mas em nosso país ainda é pouco difundido.

Muitos não sabem que a dança jamaicana, além de proporcionar maior consciência corporal e trabalhar (e muito) a sensualidade, traz ótimos benefícios para o corpo. Praticar o twerk por 40 minutos, por exemplo, ajudará você a eliminar nada mais nada menos do que 500 calorias.

Essa queima de calorias é rapidamente notada no abdome, que é o local mais trabalhado durante a dança, isso porque quem pratica fica sempre agachado ou na posição plié e demi-plié (do Ballet). Mas o twerk também trabalha as pernas, que depois da região da barriga, a área mais treinada pela dança é a parte superior da coxa e o músculo femoral.

No estúdio de dança paulistano The Queen | Pole & Aerial Fitness, um dos poucos que oferece aula de twerk no Brasil, você aprenderá todos os passos dessa dança jamaicana sensual - também conhecida como "dança do bumbum" - e de quebra ainda vai malhar um pouco e perder algumas calorias para manter-se em forma. Venha aprender o twerk com a gente!